- Entender o impacto das tecnologias de comunicação na vida cotidiana.
- Refletir sobre a dependência e uso excessivo dos recursos de conectividade.
Conteúdos
- Internet
- Relações sociais
Anos
Ensino Médio
Tempo estimado
Três aulas
Materiais necessários
- Cópias da reportagem "Desligue o celular e curta os amigos" (Veja, 30 de maio de 2012) para todos os alunos.
Flexibilização
Para alunos com deficiência intelectual
Produza uma espécie de "museu" da comunicação com imagens ou objetos que linearizem a comunicação desde os sinais de fumaça até os aparelhos eletrônicos mais modernos. Proponha também dinâmicas aos alunos, pedindo que comuniquem-se em pares ou trios por meio de desenhos ou mímicas.
Introdução
A disseminação das tecnologias de comunicação e da Internet modificou drasticamente a interação interpessoal nas sociedades ocidentais contemporâneas. Atualmente, essas tecnologias fazem parte de uma grande parte das atividades profissionais, recreativas e até mesmo afetivas das pessoas. Apesar de todas as vantagens oferecidas, é possível perceber também alguns efeitos negativos como, por exemplo, a crescente "dependência" da conectividade na vida cotidiana.
A partir da reportagem de Veja, discuta as implicações deste fenômeno e estimule a reflexão crítica entre os alunos, destacando o que influencia nossa crescente necessidade de conectividade.
Leia mais Ações coletivas na internet
Leia mais Os usos sociais da internet: conexão insegura
Desenvolvimento
1ª aula
Inicie com uma conversa informal para avaliar o quanto e como seus alunos estão conectados. Para estimular a discussão, pergunte se usam mensagens de celular, Internet, redes sociais e e-mails. Procure descobrir a importância destas formas de comunicação para a realização das atividades escolares e de recreação da turma. Por exemplo, indague se usam mensagens de celular ou de recados nas redes sociais para combinar uma ida ao cinema ou para organizar trabalhos em grupo.
Em seguida, distribua cópias da reportagem de Veja e realize uma leitura dirigida. Pergunte o que pensam sobre a prática de "phone stacking" descrita na matéria. Eles conseguiriam encarar o desafio? Esta é uma atitude necessária ou exagerada? Algum dos alunos já teve alguma experiência curiosa ou desagradável por causa do uso excessivo de celulares ou tablets em ambientes coletivos?
Encerre a primeira aula com uma pequena tarefa. Os alunos deverão escrever um texto curto, respondendo estas perguntas:
1) Qual o lado bom das tecnologias de comunicação atuais?
2) Qual o lado ruim e como ele pode ser solucionado?
3) Como seria o mundo sem celulares e Internet? Quais as práticas sociais que caíram em desuso? Que atividades voltariam a ser valorizadas? As pessoas estariam mais ou menos próximas?
Incentive os alunos a usarem a criatividade! Vale pesquisar em revistas, livros e até conversar com os pais para saber como era a vida de um estudante "antigamente", sem computador ou celular.
2ª aula
Comece a aula perguntando como foi o trabalho e peça que os alunos compartilhem dúvidas e questionamentos. Em seguida, faça uma exposição sobre alguns dos aspectos sociológicos da conectividade atual, utilizando o texto de apoio a seguir:
O QUE EXPLICAR PARA A TURMA
Quais as condições técnicas e sociais que possibilitaram o mundo conectado em que vivemos? Os computadores pessoais, smartphones e tablets atuais são alguns dos produtos mais recentes de uma trajetória de inovação que começou no período Pós-guerra e intensificou-se com os avanços da micro eletrônica e, nos anos 1980, com o surgimento dos computadores pessoais. Duas características importantes destas inovações são a crescente redução dos custos para sua produção e a ampliação da capacidade de processamento e armazenamento de dados. Sem essas tecnologias, não viveríamos em um mundo tão "conectado" quanto o nosso.
Por que navegar na Internet pode ser tão viciante?
A forma de apresentação de conteúdos e informações na Internet é relativamente inédita. A world wide web não é organizada de forma linear como, por exemplo, um livro, com começo, meio e fim. Os hyperlinks são organizados em forma de rede - um documento pode encaminhar o usuário para outros diversos documentos, inclusive de forma recursiva. Além disso, os conteúdos são atualizados frequentemente. Com isso, a experiência de navegação em textos, imagens e vídeos pode ser realmente infinita.
Por que sentimos que temos que responder de imediato o SMS que acabou de chegar?
Algumas das formas de comunicação mediadas por tecnologias atuais carregam em si obrigações de reciprocidade. Isto é, elas demandam do receptor da mensagem alguma ação ativa, na forma de resposta ou diálogo. Mesmo um comentário em uma foto em uma rede social pode demandar implicitamente uma resposta. Como enxergamos a "vida digital" como uma extensão da vida real, uma mensagem ou e-mail não respondido pode ter consequências práticas verdadeiras. A disseminação e popularização das tecnologias de comunicação fizeram com que passássemos a carregar nossas "obrigações" o tempo todo, em todos os lugares.